Financiadores de Abe e seus ministros escapam de listagem, diz Asahi


Screen Shot 2017-12-05 at 8.58.14Quase todo o dinheiro obtido pelos ministros do gabinete do premiê Shinzo Abe através de eventos para arrecadação de fundos realizados em 2016, cerca de 700 milhões de ienes (R$ 20.2 mi), foram arrecadados em compras de convites por indivíduos, organizações e negócios não-nomeados. A soma representa 94% do total dos fundos. A informação foi difundida pelo jornal Asahi Shimbun, neste início de Dezembro.

Nenhuma lei foi quebrada, mas especialistas clamam por padrões mais severos de transparência.  “Membros do gabinete são obrigados a se adequar a um estrito código de ética necessário para reportar suas atividades com alto grau de transparência”, diz a matéria de Rei Inoue e Kosuke Tauchi na versão online do jornal diário, um dos maiores do país.

A Lei de Controle de Financiamento Político requer que os políticos revelem nomes de indivíduos ou negócios que tenham contribuído com mais de cinquenta mil ienes (R$1.400) por ano.

Em Novembro deste ano, o parlamentar Yasushi Adachi, 52, de um partido aliado do governo tuitou palavras de baixo calão, literalmente: “Morra Asahi Shimbun” e recebeu críticas da mídia por seu comportamento. A reação aconteceu após editorial ser publicado ressuscitando o escândalo da escola de Veterinária supostamente favorecida indiretamente através de burocratas, em nome do primeiro-ministro, amigo pessoal de seu diretor.

Se o governo mantém suas fontes em sigilo, os financiadores do jornal Asahi Shimbun são conhecidos. Fazem parte da lista o Partido Social Democrata, principal opositor do atual premiê e indiretamente o governo da China, através do gigante jornal estatal “China Daily”, cuja sede em Tóquio fica dentro do prédio do Asahi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s