TV Filipina ABS/CBN compara terremoto em Bohol à bombas nucleares

As ilhas Filipinas, país insular entre o Oceano Pacífico e o sudeste asiático foram atingidas por um terremoto de 7,2 graus na escala Rischter na última terça-feira (16). O programa TV Patrol do canal de TV ABS/CBN comparou a devastação a exatamente 42 bombas nucleares antigas, como as que os norte-americanos despejaram sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em Agosto de 1945.

O forte terremoto na província de Bohol, na região central das Filipinas (Visayas), fez144 vítimas fatais e milhares de feridos. Centenárias igrejas espanholas, reconhecidas como patrimônio cultural da humanidade foram completamente destruídas. Em poucos segundos, cartões postais como as formações rochosas conhecidas como Chocolate Hills perderam seu belo formato, consequência de milhares de anos de erosão pelo vento.

Este foi o mais forte terremoto em território Filipino no século 21. Em 1976, 4,500 pessoas morreram em um tremor de 7,9 graus em Mindanao, no sul. Em 1990, o norte de Luzón, a ilha principal foi abalado em magnitude 7,8, destruindo as cidades de Baguio, Dagupan e Cabanatuan.

Em 1965, então recém inaugurada, a Catedral de Manila foi severamente danificada por um abalo sísmico de 7,5, então o mais forte desde que os espanhóis pisaram no território que se tornaria as Ilhas Filipinas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s