Conhecido como “san okuen no jiken”, o caso do roubo de 300 milhões de ienes completa 45 anos hoje. Este será o tema de uma série que a rede de tevê Asahi exibirá em Janeiro de 2014.
Na manhã do dia 10 de Dezembro de 1968, quatro funcionários do Banco Nihon Shintaku transportavam duzentos e noventa e quatro milhões trezentos e sete mil e quinhentos (JPY 294.307.500) ienes, o equivalente a USD 817.570, na taxa cambial de 1968) no cofre de um carro da empresa. As caixas de metal continham os bônus de fim-de-ano para funcionários da fábrica Toshiba Fuchu. Eles foram parados por um oficial jovem e uniformizado, em sua moto de patrulha.
O policial informou-os que a casa do gerente da agência em que trabalhavam tinha sido explodida e a polícia recebeu aviso de que havia dinamite naquele carro forte. Os quatro funcionários saíram do veículo blindado enquanto o policial adentrou o carro para localizar a bomba. Momentos depois, os quatro perceberam fumaça e chamas embaixo do carro quando o policial deixou o interior do veículo gritando que este iria explodir. Quando os funcionários correram para o muro da prisão em frente a qual acontecia toda a cena, o policial entrou no carro e evadiu-se, dirigindo.