Japão lembra data da restauração da soberania no dia 28 de Abril

Restauracao da Soberania

Você sabia que o Japão é um dos poucos países livres de invasões em sua História, não é? Há mais de 10 mil anos povos de diversos locais da Ásia migram para o arquipélago no extremo oriente, com a finalidade de habitá-lo. Em alguns momentos povos belicosos como os mongóis de Kublai Khan tentaram uma invasão violenta, mas foram detidos pelo vento sagrado (kamikase).

Mas a história de soberania nacional teve uma curta exceção. De 14 de Agosto de 1945, data da rendição na 2a Guerra, até 28 de Abril de 1952, seguindo o Tratado de São Francisco, assinado meses antes, em 8 de setembro de 1951, o Japão voltou a ser um país soberano. No entanto após esse período fugaz na milenar História nipônica, 67 anos se passaram e consequências ruins para a sociedade ainda perduram.

O quartel general das forças de ocupação (GHQ) foi retirado de Tóquio e o país pode voltar ao desenvolvimento. Porém, no período citado, importantes setores da sociedade, as universidades, os educadores e a mídia de massa sofreram extrema censura e reorientação ideológica.

A indústria da lavagem cerebral contratou cinco mil funcionários entre japoneses que falavam Inglês na época. Em troca de um excelente salário, os censores pré-publicação  tinham a obrigação de manter segredo sobre suas operações. Atuavam obedecendo ordens do escritório de informação do GHQ.

Nada que enaltecesse o Japão podia ser publicado. Nada de positivo sobre o Imperador. Nem mesmo sobre os japoneses que lutaram na Ásia contra forças russas, nos céus do Oceano Pacífico contra norte-americanos e nas ruas de Tóquio e principais cidades, protegendo famílias contra ataques covardes à população civil.

No dia seguinte à rendição do Japão o jornal Asahi publica um editorial com o objetivo de manter o moral elevado do povo japonês, mesmo com todas atrocidades que estavam sofrendo. Pouco tempo depois este jornal foi invadido e uma séria intervenção o transformou no principal veículo de propaganda anti-japonesa dentro da mídia japonesa no período pós-guerra, que ainda não acabou. Afinal, naquela época não havia internet. 

Dessa forma, a cada dia 28 de Abril, os dias sob opressão e controle do pensamento devem ser lembrados por cada japonês e mesmo por seus descendentes em outros países do mundo.

Vocabulário
Restauração da Soberania: 主権復活 しゅうけんふっかつ
Vento Sagrado: 神風 かみかぜ (também os pilotos japoneses na Segunda Guerra)
Censura (pré-publicação) 事前検閲 じぜんけんえつ

Republicar material do website yukionews.wordpress.com sem informar seus autores é violação da lei internacional de direitos autorais. Para assegurar sua permissão, por favor, entre em contato conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s