Você protege a sua marca?

O sistema de registro de marcas do Japão provê proteção de marcas e logos que são usados no comércio de produtos e serviços. Deixando a origem dos produtos e serviços serem identificados por uma “trademark”, o sistema japonês também identifica suas qualidades, as propaga, protege sua reputação comercial e, portanto, contribui para o desenvolvimento da indústria japonesa protegendo o interesse dos consumidores. O sistema de marcas registradas do Japão é regulamentado pela “Trademark Law”, a lei das marcas registradas. 

É comum vermos talentos e marcas surgirem. Mas quantas delas estão devidamente protegidas contra o plágio? O design do Japão é regulamentado pela lei do design, que protege e os atrativos, a confortabilidade, os formatos funcionais, protótipos, cores, e outras características do design de ítens comerciais e artísticos, no tocante à sua aparência externa. 

“A literatura legal sobre do design no Japão defende os diretos de propriedade do designer, e também encoraja ao uso dos produtos e serviços de design. Promovendo a criação de novas obras, contribui para o desenvolvimento da indústria no Japão.” Assim a designer de Yokohama, a japonesa Kiyoko Takenaka, fez questão de enfatizar no ano de 2012. 

Fonte: Jetro (Japan External Trade Organization)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s